1. Observando a capa dos cordéis a seguir, podemos dizer que os temas retratados referem-se respectivamente:
a. às histórias de aventuras, nordestinas e a um acontecimento.
b. à notícia, aos contos e a um acontecimento.
c. aos causos maravilhosos, às histórias do nordeste e às aventuras.
d. às histórias de aventuras, à notícia e a um conto maravilhoso.
2. Foi possível perceber a diversidade temática dos folhetos? Se você estivesse em uma feira procurando um folheto de cordel, qual dos títulos chamaria mais sua atenção? Justifique sua resposta.
3. Para responder a próxima questão, leia com atenção a definição dos tempos verbais:
Os tempos verbais indicam quando ocorre a ação, estado ou fenômeno expressado pelo verbo.
Presente - Indica o momento atual, situações permanentes.
Exemplos: Estou aqui!/ Tomo medicamentos./ O que eu posso fazer se ele é assim?
Passado (Pretérito) - Indica momentos anteriores decorridos ou acabados.
Exemplos: Eles fizeram mesmo isso? /Eu não acreditava no que meus olhos viam/Acabei!
Futuro - Indica acontecimentos que se realizarão.
Exemplos: Ganharei na loteria!/Dormirei o dia todo se for preciso.
A partir desses três momentos, surgem todos os tempos e modos existentes.
Disponível em https://www.todamateria.com.br/tempos-verbais/
Assista ao vídeo a seguir e aprenda um pouco mais sobre tempos verbais:
4. Leia as frases e numere-as de acordo com o tempo do verbo:
1 – Presente. 2 – Passado (Pretérito). 3 – Futuro.
( ) Ontem, a professora leu uma história.
( ) Sairei mais cedo amanhã.
( ) Vocês copiaram o texto?
( ) Nós já terminamos o trabalho.
( ) Os alunos brincarão no pátio.
( ) Visitaremos a vovó no domingo.
( ) Nós compraremos salgados.
( ) Olavo caiu.
( ) Dançarei a noite toda.
( ) Luciana recita uma poesia.
Comentários
Postar um comentário