Atividades 23 e 24 - Os poemas visuais e a aventura de completar com X e CH

O poema, apesar de ser composto em versos estruturados, não possui uma forma fixa. A poesia visual é uma de suas apresentações possíveis. Nela, a maneira como as palavras são dispostas em uma página pode apresentar um importante significado para a sua interpretação. 

A brincadeira compositiva pode envolver o desenho formado pelo poema, a justaposição de palavras, jogos e trocadilhos, novas significações, cores, tamanhos e formas diferentes das letras. Nesta atividade, você conhecerá a história, as características e exemplos da poesia visual para poder produzi-la.



1. Nestes poemas visuais, que imagens foram formadas por palavras? 

2. Na estruturação destes poemas podemos observar o uso de:

a. versos e estrofes.
b. rima e estrofes.
c. imagens e palavras.
d. imagens e estrofes.
e. apenas imagens.


3. De acordo com o texto, as poesias visuais ganharam força, pois

a. possuem um padrão de cores e objetos.
b. só usam desenhos.
c. não rompem com os padrões formais das poesias.
d. são uma forma de expressão livre.
e. são convencionais, como poemas na maioria dos livros.



4. Quando observamos o poema visual acima, a linguagem verbal e não verbal estão envolvidas. Mas, qual elemento presente na poesia representa a linguagem
verbal?

a. O guarda-chuva.
b. O desenho.
c. O autor.
d. As palavras
e. Nenhuma das alternativas.




5. Observe estas palavras: mexido, mexilhão, mexicana, mexerica. O que há em comum entre as palavras acima?

a. todas são escritas com X
b. todas são escritas com CH
c. todas têm duas sílabas (são dissílabas)
d. todas têm três sílabas (são trissílabas).
e. todas têm quatro sílabas (são polissílabas).


6. Por que estas palavras são escritas com X?

a. Porque vêm depois de ditongos (duas vogais pertencentes à mesma sílaba)
b. Porque a primeira sílaba vem depois da sílaba EN.
c. Porque são palavras de origem indígena ou africana
d. Porque são palavras inglesas aportuguesadas:
e. Porque vêm após a sílaba ME.


7. Com base nas regras de quando o usar “x” ou “ch”, complete as lacunas - O senhor organiza seus cai__otes.
a. X
b. CH


8. Ricardo en_ergou os pequenos detalhes daquela pintura.
a. X
b. CH


9. A mãe de Julia a repreendeu por ___ingar seu irmão.
a. X
b. CH


10. Adoro comer ovo me __ido. Minha avó deixou de pagar suas contas com __eque
a. X e CH
b. CH e X
c. X e X
d. CH e CH

Comentários