.: Resumo de "Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro" com ênfase em "Os Quatro Pilares da Educação no Século XXI"
"Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro", de Edgar Morin
1º Saber - Erro e Ilusão
Não afastar o erro do processo de aprendizagem. Integrar o erro ao processo, para que o conhecimento avance. É necessário introduzir e desenvolver na educação um estudo de características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposições tanto psíquicas quanto culturais que o conduzem ao erro ou à ilusão.
2º Saber - O conhecimento pertinente
Juntar as mais variadas áreas de conhecimento, contra a fragmentação (divisão, ação de quebrar, de reduzir a fragmentos, a pequenos pedaços). O verdadeiro saber deve ser pertinente, ou seja, levar em conta as relações entre os objetos geradores, estabelecendo as mútuas relações entre as partes. O desenvolvimento de aptidões gerais da mente permite melhor desenvolvimento das competências particulares ou especializadas.
3º Saber - Ensinar a condição humana
Não somos um algo só. Um só tempo: físico, biológico, psíquico, social, histórico. A condição humana deveria ser o objeto essencial de todo o ensino.
4º Saber - Identidade Terrena
Saber que a Terra é um pequeno planeta, que precisa ser sustentado a qualquer custo. Ideia da sustentabilidade Terra-pátria. A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana. Conhecer o humano é, antes de mais nada, situá-lo no universo, e não separá-lo dele.
5º Saber - Enfrentar as incertezas
Princípio da incerteza. Ensinar que a ciência deve trabalhar com a ideia de que existem coisas incertas. É necessário que todos os que se ocupam da educação constituam a vanguarda ante a incerteza de nossos tempos.
6º Saber - Ensinar a compreensão
A comunicação humana deve ser voltada para a compreensão. Compreensão entre departamentos de uma escola, entre alunos e professores, etc.. Considerando a sua importância em todos os níveis educativos e em todas as idades, o desenvolvimento da compreensão pede a reforma das mentalidades. Esta deve ser a obra para a educação do futuro.
7º Saber - Ética do gênero humano
É a antropo-ética: não desejar para os outros aquilo que não quer para você. A antropo-ética está apoiada em três elementos: indivíduo, sociedade e espécie. A ética não poderia ser ensinada por meio de lições de moral. Deve se formar nas mentes com base na consciência de que o humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade, parte da espécie.
É a antropo-ética: não desejar para os outros aquilo que não quer para você. A antropo-ética está apoiada em três elementos: indivíduo, sociedade e espécie. A ética não poderia ser ensinada por meio de lições de moral. Deve se formar nas mentes com base na consciência de que o humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade, parte da espécie.
Na questão prática de "Os Sete Saberes...", a questão fundamental é que o objetivo não é transformá-los em disciplinas, mas em diretrizes para a ação e a elaboração de propostas educacionais.
De uma maneira mais simplificada:
Não deve ser um problema restrito aos filósofos. É um problema de todos e cada um deve ter condições de ver a realidade e se descobrir como cidadãos, enfrentar problemas. O que significa ser humano?
2) O conhecimento pertinente
É preciso ter uma visão capaz de situar o conjunto e colocar o conhecimento no contexto.
3) A identidade humana
Problemas fundamentais do homem: o amor, a morte, a doença, o ciúme, a ambição, o dinheiro. Temos que entender que todos esses elementos são necessários para compreender que a vida não é aprendida somente nas ciências formais. Sorrir e chorar não são atos aprendidos ao longo da educação. São inatos (que pertencem ao ser desde o seu nascimento; inerente, natural, congênito), mas modulados de acordo com a educação.
4) A compreensão humana
O professor precisa saber ensinar como compreender uns aos outros, como comprender nossos vizinhos, nossos parentes, nossos pais.
O professor precisa saber ensinar como compreender uns aos outros, como comprender nossos vizinhos, nossos parentes, nossos pais.
5) A incerteza
Tomar consciência de que as futuras decisões devem ser tomadas contando com o risco do erro. Não ensinar somente as certezas, como a gravitação de Newton. Mostrar o jogo entre a certeza e a incerteza. Estabelecer estratégias que podem ser corrigidas no processo da ação, a partir dos imprevistos e das informações que se tem.
Tomar consciência de que as futuras decisões devem ser tomadas contando com o risco do erro. Não ensinar somente as certezas, como a gravitação de Newton. Mostrar o jogo entre a certeza e a incerteza. Estabelecer estratégias que podem ser corrigidas no processo da ação, a partir dos imprevistos e das informações que se tem.
6) A condição planetária
É preciso mostrar que a humanidade vive agora uma comunidade de destino comum. E começar a construir uma consciência planetária. Sustentabilidade. Faz-se urgente a construção de uma consciência planetária. Uma educação transformadora da realidade social, econômica e política, que salve o planeta e garanta a preservação da espécie humana e da humanização do homem.
É preciso mostrar que a humanidade vive agora uma comunidade de destino comum. E começar a construir uma consciência planetária. Sustentabilidade. Faz-se urgente a construção de uma consciência planetária. Uma educação transformadora da realidade social, econômica e política, que salve o planeta e garanta a preservação da espécie humana e da humanização do homem.
7) A antropo-ética
Seremos capazes de civilizar a Terra e torná-la uma verdadeira pátria? Problemas da moral e da ética diferem a depender da cultura e da natureza humana.
"Os Quatro Pilares da Educação no Século XXI"
1) Aprender a ser
É na educação que se recebe na juventude, formas de elaborar pensamentos autônomos. Decisão por si mesmo e como agir nas determinadas circunstâncias da vida. Ser críticos para formular seus próprios juízos de valor. É fundamental que a educação contribua para o desenvolvimento global de cada pessoa.
2) Aprender a conhecer
Se pretende que cada um aprenda a conhecer o mundo que o rodeia, para viver dignamente, para desenvolver as suas capacidades profissionais, se comunicar e se descobrir.
3) Aprender a fazer
Ensinar o aluno a por em prática os seus conhecimentos e, também, como adaptar a educação ao trabalho do futuro. Como aprender a comportar-se com eficácia em uma situação de incerteza, como participar na criação do futuro?
4) Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros
Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas. A educação escolar deve propiciar espaços cooperativos em atividades culturais esportivas e sociais. Ensinar a não-violência nas escolas para lutar contra os preconceitos geradores de conflitos.
Fontes:
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